CASHU

Cashu | Carolina Schutzer (Mamba Negra)

Carolina Schutzer aka Cashu é natural de São Paulo, Brasil. Em 2012, começou a atuar como pesquisadora de movimentos de ressignificação de ruas e espaços públicos, inserindo-se rapidamente em coletivos de ocupação e descentralização da noite paulistana, como Voodoohop e Carlos Capslock. Em 2013, em parceria com Carneosso, Cashu fundou a icônica festa MAMBA NEGRA, que se consolidou como uma das principais festas de música eletrônica do país, sendo um espaço de inspiração, segurança e apoio da comunidade feminina, queer e LGBTQPIA+.

Em 2014, Cashu  se consagrou como curadora cultural, participando de dois projetos ao lado da Secretaria de Cultura de São Paulo: o Festival da Despatriarcalização e a Virada Cultural, no palco da Mamba Negra. Nos anos seguintes, foi curadora do Festival SP na Rua, trabalhando com os coletivos que participaram do evento, também em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Sua atuação como DJ teve início em 2013, conquistando seu espaço em um cenário majoritariamente masculino através da sua discotecagem  e de seu trabalho como produtora cultural,  inspirando ao longo desses anos muitas mulheres a se iniciarem no universo da música e da produção de festas. Atualmente, Cashu faz parte de diversos line-ups, tocando em muitos coletivos, festas independentes, clubs e grandes festivais nacionais e internacionais, como Gop Tun, Selvagem, Masterplano, Kode ou festivais como DGTL, Time Warp  Dekmantel, além de projetos paralelos como Red Bull Music Academy. 

Cashu começou a conquistar o público com sua versatilidade nos decks, e em 2016 entrou na lista de 25 Artistas para ficar de olho da Fader Magazine e no ano seguinte chamou atenção do lendário clube Panorama Bar/Berghain em Berlim (GER) e no Dekmantel Festival em Amsterdam (NLD), no palco assinado pela Boiler Room.

Com uma carreira internacional consolidada, Cashu tem frequentes passagens pela  Europa, América do Norte e América Latina. Entre tantos podemos citar De School (NLD), Concrete (FRA), Rex Club (FRA), Bassiani (GEO), VideoClub (COL), the Basement (NYC), Nowadays (NYC), além de festivais conceituados, como Unsound (POL), Dark Mofo (AUS), Draimmolen (NLD), Sonár Festival Barcelona (ESP), RBMA (COL), BAHIDORA (MEX) e Primavera Sound SP (BRA). Ainda, Cashu já tocou em países como Índia, Egito e Cazaquistão.  

Em 2023, Cashu foi listada pela revista MixMag como uma das 22 Djs que definiram o ano de 2022, fez tours pela América do Sul, Europa, América do Norte e Asia, além de ter tocado no Brasil em festivais grandes como The Town Festival, Festival Não Existe, Dekmantel e Rock the Mountain. Para 2024 a artista já tem tours agendas na América do Norte, Europa, Asia e datas marcadas em outros países da América do Sul.